segunda-feira, 25 de março de 2013
Florestabilidade 7/15: Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros: Castanha



O Projeto Luz e Vida: Missão Amazônia nasceu da vontade missionária de estudantes universitários da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (Fateo), instituição de ensino superior que deu origem à Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).
Com olhares voltados à realidade da Região Amazônica, chamada pelos metodistas de Região Missionária da Amazônia (REMA), os estudantes decidiram pôr em prática o conteúdo teórico oferecido pela instituição.
Com o apoio de poucos, porém fiéis colaboradores da missão, foram realizadas várias expedições missionárias nos Estados de Rondônia, Roraima e Amazonas com o objetivo de diagnosticar causas de problemas sociais comuns na região e oferecer soluções plausíveis e mensuráveis de curto, médio e longo prazos.
Procurou-se estabelecer linhas de apoio através da união conjunta de forças para a construção de políticas públicas que garantissem o exercício missionário de modo prático e sustentável, contando com o envolvimento de estudantes de teologia e demais faculdades da UMESP numa abordagem em perspectiva cristã, ética e cidadã.
O diagnóstico resulta em uma lista extensa e crescente de necessidades apontadas pelas próprias comunidades locais, verificadas in loco pelo projeto, que envolvem carências extremas nas áreas de saúde, educação e transportes, facilmente amenizáveis pela ação do poder público nas esferas municipais, estaduais e federal, apenas pelo emprego honesto e diligente das verbas públicas destinadas a estas áreas.
Contudo, verificou-se mudanças e progresso significativo somente na presença de reação ativa, esforço concorrente e de crítica dialogal, cujos efeitos positivos já se podem observar, progressiva e paulatinamente, em diversas comunidades.