sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Empregos na Floresta 3/3: Território dos Xavante Maraiwatséde


Empregos na Floresta
Território dos Xavante Maraiwatséde

A série Empregos na Floresta exibida no Jornal Futura mostra que existem opções viáveis de geração de emprego e renda que favorecem a manutenção da floresta.




Brasil, região centro-oeste, Mato Grosso, zona de transição entre os ecossistemas Amazônico e Cerrado. Até a década de 1960 floresta era sinônimo de subsistência para os povos que ali viviam. A partir dos anos 1970 o governo federal optou por integrar a região Amazônica: ocupar o território era preciso. Não havia espaço para ideias conservacionistas e o meio ambiente sofreu.





Nessa época a política do governo era desmatar. A floresta em pé não tinha valor algum. Somente a partir da década de 1990, e principalmente nos primeiros anos do século XXI, é que a preocupação com o meio ambiente passou a ganhar força na sociedade brasileira.
Na terceira e última matéria, a equipe visitou o território dos Xavante Maraiwatséde, que tiveram as terras definitivamente demarcadas e devolvidas no final de 2012, após anos de disputa. A reportagem conversou com o cacique Damião Paridzané e mostra como os índios estão recuperando o território e a mobilização da aldeia, principalmente das mulheres, que se uniram em torno da coleta de sementes.


Assista a série “Empregos na Floresta”

Assista a série “Biomas Brasileiros”

Assista a série “Florestabilidade”

Assista a série “A Floresta e Você”

Participe deste Projeto!
Ajude a Construir o Futuro que Nós Queremos!