quarta-feira, 14 de maio de 2014

NT Ticuna


O Novo Testamento na Língua Ticuna do Brasil

Edição 2009


“Tupanaãrü Ore i Tórü Cori ja Ngechuchu ja Cristuchiga”


Este Novo Testamento das Sagradas Escrituras é publicado, visando os falantes da língua Ticuna que moram na selva as margens do rio Solimões e seus afluentes.

Ticuna
Autodenominação: Maguta
Onde estão: AM + Colômbia + Peru
Quantos são: 6.377 (Funasa, 2009) + 8.000 (Goulard, J. P., 2011) 6.982 (INEI, 2007)
Família linguística: Tikuna




ArtefatosTicuna

Introdução
Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Ticuna lograram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras. Hoje enfrentam o desafio de garantir sua sustentabilidade econômica e ambiental, bem como qualificar as relações com a sociedade envolvente mantendo viva sua riquíssima cultura. Não por acaso, as máscaras, desenhos e pinturas desse povo ganharam repercussão internacional.

Autodenominação: Magüta
Segundo os registros da tradição oral, foi Yo´i [um dos principais heróis culturais] que pescou os primeiros Ticuna das águas vermelhas do igarapé Eware (próximo às nascentes do igarapé São Jerônimo). Estes eram os Magüta (literalmente, “conjunto de pessoas pescadas com vara”; do verbo magü, “pescar com vara”, e do indicativo de coletivo “-ta”), que passaram a habitar nas cercanias da casa de Yo´i, na montanha chamada Taiwegine. Mesmo hoje em dia, este é para os Ticuna um local sagrado, onde residem alguns dos imortais e onde estão os vestígios materiais de suas crenças (como os restos da casa ou a vara de pescar usada por Yo´i).

Localização:
“De acordo com seus mitos, os Ticuna são originários do igarapé Eware, situado nas nascentes do igarapé São Jerônimo (Tonatü), tributário da margem esquerda do rio Solimões, no trecho entre Tabatinga e São Paulo de Olivença. Ainda hoje é essa a área de mais forte concentração de Ticuna, onde estão localizadas 42 das 59 aldeias existentes” (Oliveira, 2002: 280).
Esse povo vivia no alto dos igarapés afluentes da margem esquerda do rio Solimões, no trecho em que este entra em terras brasileiras até o rio Içá/Putumayo. Houve um intenso processo de deslocamento em direção ao Solimões.
No início, mantiveram sua tradicional distribuição espacial em malocas clânicas e, na década de 1970, havia mais de cem aldeias. Hoje, essa distribuição das aldeias ticuna se modificou substancialmente. Sabe-se ainda que alguns índios desceram o rio até Tefé e outros municípios do médio Solimões, outros se fixaram no município de Beruri, no baixo curso do Solimões, bastante próximo à cidade de Manaus.
No alto Solimões, contudo, os Ticuna são encontrados em todos os seis municípios da região, a saber: Tabatinga, Benjamim Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins. Sua população está distribuída em mais de 20 Terras Indígenas.




Pajé Ticuna


A atuação da Igreja Cristã
Por meio da província apostólica do alto Solimões, inaugurada pelos capuchinhos em 1910 - gerou uma infraestrutura de saúde e educação pouco desprezível, visto que Belém do Solimões é hoje uma das maiores aldeias Ticuna. Durante a década de 1960, também missionários batistas americanos chegam ao alto Solimões com o objetivo de catequizar os índios. Em uma época em que os “patrões” ainda dispunham de autoridade, principalmente por serem considerados os donos da terra onde moravam os Ticuna, utilizaram como uma das estratégias de mobilização da população indígena da região a compra de terras, que disponibilizaram para os que quisessem viver junto, compartilhando os ensinamentos de sua religião. Desta forma, surgiram ainda outros aglomerados que hoje constituem algumas das aldeias Ticuna de maior expressão populacional, como Campo Alegre e Betânia.

Saiba mais em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/ticuna

  





Histórias da Bíblia em Áudio e Lições

NT Ticuna - Histórias


Título do Programa:        NT Bible Histórias

Número do Programa:     C37782

Duração do Programa:    21:05


Apresentações em áudio ou vídeo de histórias bíblicas em formato resumido ou interpretado.


Ouvir
Salvar +
Salvar -
Mc 6:49
Lc 5:1-11
Lc 8:22-25
Lc 15:8-10
Lc 15:11-17a
Gl 1:1-10


Words of Life 1

Ticuna - Histórias da Bíblia em Áudio e Lições

Título do Programa:         Palavras de Vida 1

Número do Programa:     C07600
Duração do Programa:    56:31

Ouvir
Salvar +
Salvar -
Não tenha medo
A boa estrada
Noé
Diga-me sobre Jesus
A Ressurreição
O Homem Rico e Lázaro
O Filho Pródigo
Coros e mensagens
Cristo, o Filho Eterno
Temei a Deus
Naamã
Como andar a Jesus estrada
Coming Home
O Líder Victorious
A Vida dos Filhos de Deus
A Ovelha Perdida

 

Words of Life 2

Ticuna - Histórias da Bíblia em Áudio e Lições

Título do Programa:        Palavras de Vida 2
Número do Programa:     C23271
Duração do Programa:    57:43

Ouvir
Salvar +
Salvar -
Introdução - Guitar
Está com medo?
Instrumental - Guitar
Atributos de Deus
Instrumental - Música
Criação
Instrumental - Música
Noé
Instrumental - Música
Pecado e Julgamento
Instrumental - Música
Introdução to Jesus
Instrumental - Música
Instrumental - Música
Testemunho
Instrumental - Música
Instrumental - Guitar
Instrumental - Música
Instrumental - Guitar
O Ministério de Jesus
Instrumental - Música
A morte de Cristo
Instrumental - Guitar
Instrumental - Música
Ressurreição de Jesus
Instrumental - Música
As duas estradas
Instrumental - Harpa
O Apelo
Instrumental - Música
Instrumental - Guitar

Veja também:


Participe deste Projeto!
Ajude a Construir o Futuro que Nós Queremos!