terça-feira, 26 de maio de 2015

Filme: A Missão

A Missão
(Direção: Roland Joffé)

 http://www.4shared.com/video/z6bceg6mba/A_Misso__Completo__Alta_qualid.html



Amostra do Filme "A Missão" (baixa definição)
Para assistir em HD, baixe o filme aqui


O Filme Completo
Nome: A Missão
Resolução: até 720p.
Formato: mp4
Tamanho: 2.96 GB
Duração: 124 minutos
Áudio + Legenda: Dublado em Português

Contexto Histórico
O contexto histórico do filme é o contexto da Guerra Guaranítica, que ocorreu entre (1750 - 1756) e envolveu os índios guarani e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri, no dia 13 de janeiro de 1750.

Os índios guarani da região dos Sete Povos das Missões recusam-se a deixar suas terras no território de Rio Grande do Sul e a se transferir para o outro lado do rio Uruguai, conforme ficara acertado no acordo de limites entre Portugal e Espanha.


Em decorrência do referido Tratado, o Império Português passou a exercer soberania também sobre os territórios de missões jesuíticas situadas a leste do Rio Uruguai.
Ocorre que o Império Português permitia a escravização dos indígenas, que naquela região eram os guarani, enquanto que, no Império Espanhol, todos os índios eram automaticamente súditos do Rei da Espanha, e, portanto, não podiam ser escravizados.


As missões jesuíticas (também conhecidas como reduções) daquela região eram modelos de sociedades auto-gestionadas, uma espécie de socialismo cristão.
Em pleno século XVIII, mais de duzentos anos após a descoberta do Brasil, havendo falta de mão-de-obra, os índios eram caçados e forçados a servir como escravos nas plantações dos colonos Europeus.


A Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta, teria então por missão evangelizar os índios, e, uma vez convertidos à Fé Cristã, os índios estariam a salvo da escravidão. Já no século XVIII, em São Paulo e Minas Gerais, sendo a mão-de-obra escrava ainda muito procurada, e porque muitos índios locais já haviam migrado mais para o Sul, iniciou-se o processo de uso das entradas e bandeiras, incursões na mata de grupos de caçadores de novos escravos, na região das Missões jesuíticas.
Aí se deu um confronto histórico, em que as Missões, com centenas de índios catequizados, que já conheciam a música clássica, a escrita, e a Bíblia, viriam a ser capturados eventualmente, em confrontos com os Bandeirantes.


O filme retrata este período - da chegada dos bandeirantes às Missões. E o único apoio às Missões seria agora do Rei de Espanha (pois as Missões eram reduções espanholas).
As cortes iluministas da Europa opuseram-se aos ensinamentos e influência da Companhia de Jesus, e é certo que as autoridades portuguesas viam certas vantagens em livrar-se da presença da mão religiosa nesta área, pretendendo escravizar as comunidades indígenas abrigadas sob a proteção das Missões.
O filme culmina quando as coroas Portugal e Espanha, em conluio com o emissário do Papa, e após a celebração do Tratado de Madrid, procedem à exclusão do catecismo dos índios por conta da pressão e da possível supressão da ordem jesuíta acusada de regicídio pelo Marquês de Pombal, ficando estes à mercê dos bandeirantes paulistas, e quando alguns jesuítas permanecem tentando defendê-los.

(Os índios da América do Sul ainda estão engajados na luta pela defesa de suas terras e culturas. Ainda hoje, muitos sacerdotes que, animados pela fé e amor, buscam justiça em apoio aos direitos indígenas, o fazem com suas próprias vidas. “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.” João 1.5)

BBC
Como material extra, A Missão tem o excelente documentário da clássica série Omnibus da BBC com duração de 57 minutos. O documentário é uma espécie de making of que ao invés de focar nos detalhes técnicos e entrevistas com o elenco, mostra as experiências da tribo colombiana Waunanas (que representou a tribo Guarani no filme) durante todo o processo de produção, um extra que já valeria a compra.
O documentário é apresentado em definição standard. Como foi produzido a mais de vinte anos, já apresenta sinais do tempo. Para se diferenciar da edição americana, dois segmentos com a apresentação do tema principal de A Missão regidas por Ennio Morricone foram incluídos.
Todos os extras estão devidamente legendados e a única diferença da edição nacional para a lançada pela Warner estadunidense foram os comentários em áudio que não estão disponíveis na edição brasileira.

Na avaliação final, esta é mais uma edição competente da nossa “Criterion Brasileira”, de um título que não pode faltar em nenhuma coleção. Com ótima imagem, áudio em DTS HD e um material extra de qualidade.

A Missão (1986)
A Missão é um filme britânico de 1986, um drama histórico dirigido por Roland Joffé e com trilha sonora de Ennio Morricone.
Data de lançamento: 31 de outubro de 1986 (EUA)
Direção: Roland Joffé
Música composta por: Ennio Morricone
Roteiro: Robert Bolt

Elenco
Robert De Niro (Rodrigo Mendoza); Jeremy Irons (Padre Gabriel); Liam Neeson (Fielding); Aidan Quinn (Felipe Mendoza); Ray McAnally; Cherie Lunghi; Ronald Pickup; Chuck Low; Bercelio Moya.

Prêmios:
1.        Palma de Ouro 1986 • Roland Joffé
2.        Oscar de Melhor Fotografia 1987 • Chris Menges
3.        Prêmio Globo de Ouro: Melhor Trilha Sonora Original 1987 • Ennio Morricone
4.        Prêmio Globo de Ouro: Melhor Roteiro de Cinema 1987 • Robert Bolt
5.       Prêmio David di Donatello de Melhor Produtor Estrangeiro 1987 • David Puttnam, Fernando Ghia
6.        Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Ator Coadjuvante 1987 • Ray McAnally
7.        Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Trilha Sonora Original 1987 • Ennio Morricone
8.        Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Montagem 1987 • Jim Clark