quarta-feira, 13 de maio de 2015

Artigo: Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015

 
1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
                   
Out. 2015, Palmas TO

 
 

ATENÇÃO: A Prefeitura de Palmas não conseguiu fazer a maioria das obras e espaços que colocou no projeto dos Jogos Mundiais Indígenas quando concorreu à condição de cidade-sede.
 

Conheça o Kaly
Kaly vem do nome Kallyhute, que tem origem no tronco linguístico Aruak, nativo do povo Terena. Seu significado é “humano de pequena estatura” e representa uma criança guerreira, podendo ser denominado “pequeno guerreiro”, que traduz a pureza e a dádiva que a vida das crianças representam em uma aldeia.

 
 
Sem título
 
 
Seu aspecto é multiétnico, representando várias culturas indígenas. Nosso amigo Kaly é o mascote dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e será o principal responsável pela integração dos povos com os visitantes, trazendo as referências culturais de cada povo, promovendo conhecimento e integração.
Palmas, capital do estado de Tocantins está preparada para receber povos do mundo todo na grande celebração dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Anote na agenda e se programe para conhecer a capital mais nova do Brasil:
Abertura  Acontece dia de 23 de outubro e a programação segue até dia 01 de novembro de 2015.
Festival  Entre os dias 20 e 22 de outubro acontece o Festival da Cultura Indígena, com a chegada, ambientação e confraternização entre os povos indígenas.
 
 
fotopdguerra
Carlos Terena, organizados dos jogos

 
 
Conheça Palmas
A cidade e município criados em 1989 para ser a capital do estado de Tocantins foi planejada para sediar os órgãos administrativos, substituindo a capital provisória localizada em Miracema do Tocantins.
  
banner-ff-2-alterado.min
Felipe Fraga, piloto de Stockcar, na divulgação dos JMI 2015
 

A criação do novo estado do Tocantins deveu-se ao crescimento do norte do estado de Goiás. Fatores políticos como a mudança da capital brasileira para Brasília, o desenvolvimento de novas ligações rodoviárias no sentido norte-sul (Belém-Brasília) e Leste-Oeste, com a Transamazônica, e geopolíticos, como a grande extensão Norte-Sul do estado, que dificultava a integração, levaram à divisão e à criação de uma nova capital, cujo território foi formado com o desmembramento de parte dos municípios de Porto Nacional e Taquaraçu do Porto.

 
banner-ff-3-alterado.min
Kaly, mascote dos JMI 2015
 

Planejada por numerosa equipe de arquitetos, Palmas tem largas avenidas e bairros residenciais diferenciados, entre os quais se mantiveram áreas verdes que equivalem a um terço da superfície total do primeiro Plano Diretor. A cidade foi construída com a previsão de que chegará a albergar 2,5 milhões de habitantes.



Veja também:

GEDC1911



Participe Deste Projeto!
Ajude a Construir o Futuro que Nós Queremos!