sábado, 5 de maio de 2018

Documentário: Muito Além de Fordlândia


Muito Além de Fordlândia
Documentário Questiona o Agronegócio na Amazônia


O filme mostra o dano imposto à floresta, à hidrografia e ao homem amazônico, gradativamente ameaçados pelo avanço do agronegócio na região. Aborda a derrubada de 1 milhão de hectares de mata para o cultivo de seringueiras e a transição para a bem-sucedida monocultura da soja, que substitui enormes contingentes florestais por lucrativas commodities para o exterior.
O diretor e idealizador do filme, Marcos Colón, é pesquisador do Centro de Cultura, História e Meio Ambiente do Instituto Nelson de Estudos Ambientais da Universidade do Wisconsin-Madison, EUA. 



Ouça o comentário de Marcos Colón (Maio 2018)


A inspiração para Beyond Fordlândia surgiu em meio à sua pesquisa de doutorado, que trata da representação amazônica na literatura brasileira do século XX. “Tive a oportunidade de visitar a parte brasileira da Amazônia, e ver de perto uma região conhecida apenas através de obras literárias. Quando li sobre a chegada de Ford em ‘O turista aprendiz’, de Mário de Andrade, meu foco foi sendo levado para aquela região. Após visitar Fordlândia e Belterra, cidades fundadas pelo empreendimento fordista, decidi que precisava contar aquelas histórias”, afirma o pesquisador.
O ano de 2017 é simbólico para a Floresta Amazônica. O corte de recursos noruegueses para o combate ao desmatamento, a regulamentação duvidosa da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) e o aniversário de 90 anos da chegada de Henry Ford à selva colocam novamente uma interrogação sobre o futuro da região. Beyond Fordlândia reúne um vasto material de arquivo da experiência de Ford na Amazônia, depoimentos de historiadores, médicos, pesquisadores, representantes das comunidades locais e pensadores da questão amazônica em face do agronegócio. A produção já levou o prêmio de melhor documentário longa-metragem no 8º Cabo Verde International Film Festival e segue sua carreira no circuito internacional de festivais. 

Título: Beyond Fordlândia
Diretor: Marcos Colón
País/ano: USA, 2017
duração: 75 min
Para acessar a galeria de fotos do sítio Beyond Fordlândia, clique aqui.

Sinopse curta: 
Um relato da malsucedida tentativa de Henry Ford de estabelecer na Amazônia o cultivo de seringueiras às margens do rio Tapajós em 1927, a transição para a crescente plantação de soja para exportação e seu impacto na floresta.

Foto: EcoDebate
  


Leia mais:

Participe deste Projeto!

Ajude a Construir o Futuro que nós queremos!

Nenhum comentário: